Porque fizemos o Papai Noel Negro




     Olá, Tudo Bem com você?

     Hoje é um momento especial, pois estamos voltando a postar aqui no Blog.
um Viva para nós.  heeeeeee !!!!

      A ideia é postarmos pelo menos uma vez por mês por aqui, contar para vocês sobre nossas experiências.

     A principio serei eu Ana Paula que contarei essas historias, com a esperança de animar as outras integrantes a se aventurarem aqui na publicação também.

Mas acredito que você está curiosa e curioso para saber porque fizemos o Papai Noel Negro, não é mesmo?

   Bem, mesmo produzindo nossos artesanatos desde 2006, não me lembro de pensarmos em produtos especifico inspirado no natal. 
  Entendemos a importância de trazermos representatividade e identidade nos nossos produtos, isso é o norte para nós, mas nunca colocamos o papai noel como centro do Natal. 

 Para nós, sempre foi e, é a vivência da família de Nazaré na luta pela vida e esperança de um mundo melhor.

   Mas quando uma cliente em 2020 me disse toda empolgada que se tivesse um Papai Noel Negro ela iria querer, fiquei pensando o que representava esse personagem no imaginário da população e a importância dele.

   Comecei a pesquisar sobre Papai Noel Negro no Brasil, e achei historias surpreendentes de homens negros, que lutaram muito para serem aceitos para o papel de Papai Noel Negro nos Shoppings, como o  Aylton Lafayete e o Ubirajara Pereira, e como é interessante quando a medida que você vai pensando no assunto, as suas memorias vem como uma tela de filme no cinema.
  
   Me lembrei dos homens com roupas vermelhas em cima da camionete, trazendo balas para as crianças do bairro,  lembrei das reportagens mostrando homens vestidos de vermelho e branco, entregando presentes arrecadado pelas comunidades, para as crianças nas vilas e favelas e a alegria e emoção estampada nos rostinhos de ambos.

   Nesse momento entendi que sim, precisamos trazer representatividade e emoções positivas para nossa gente também no Natal. 
E foi assim que nos aventuramos na busca de criarmos o nosso primeiro Papai Noel Negro.

  Dou graças a todas as pessoas que colocam seu saberes aqui na internet, pois foi graças a elas que as inspirações e aprendizados vieram.

   E para a nossa alegria, o nosso bom velhinho foi bem aceito e amado.
   Teve até uma cliente que chegou no nosso Stand, na 32ª Feira Nacional de Artesanato em BH dizendo que tinha sonhado com o nosso Papai Noel , e que foi lá só para busca-ló.

   Sabe? Tem muitas coisas que não entendo, só faço, e quando o tempo passa tudo faz sentido.

  Se vai ter novos produtos inspirados no natal em 2022?  
  Pode ter certeza que sim.
    Gratidão por ler até aqui, e se quiser acompanhar a gente de pertinho é só nos seguir lá no instagram ( @imani.anna) .

Combinado?






   
 


 





 




Comentários