Como nasce um artesão

  A resposta para essa pergunta é bem complexa, porque somos seres complexos  😊.
  A vários caminhos que te levam para o mesmo lugar, isso responderia como nasce ou se torna um artesão ou artesã.
  Para mim o artesanato é uma questão divina, de alma. 
  Calma! Explicarei...
  Os meus caminhos começaram quando eu tinha uns 11 anos ou menos, minha mãe colocou eu e minha irmã Ana Emanuela num curso de crochê na associação do bairro. A nossa professora, Dona Hortência era rigorosa só deixava a gente trocar de ponto, quando o que ela tinha passado estivesse perfeito, perdi a conta de quantos metros de correntinha ela me fez fazer. rsrsrsrsrs
  Depois comecei a fazer panos de prato, os meus clientes eram a minha avó Maria e os meus vizinhos  acho que ali começava um lado empreendedor a surgir. Mas minha carreira empreendedora durou poucos meses, logo parei e fui fazer outras coisas e nunca mais voltei a fazer crochê e nenhum outro artesanato.
  Quando decidi sair do meu ultimo emprego fixo, por estresse. Comecei a tecer de novo, parecia magica pois os pontos vinham na minha mente como se eu nunca tivesse parado de tecer. 

  Em varias postagens eu falei como é significante e empoderador o nosso trabalho. Mas hoje quero falar de uma pessoinha muito especial.
 A Dona Santa Ramos Medina, minha avó paterna.

 Posso contar nos dedos quantas vezes a vi. 
Ela morava em Teófilo Otoni ( no Vale do Mucuri), Minas Gerais e eu em Vespasiano( região Metropolitana de BH) também em Minas.
 Não tínhamos condições de viajar, somos muitos aqui em casa. 
Meus pais sempre trabalharam muito mas o que ganhavam só dava para manter a casa, sabe? 
Água, Luz , comida e a construção da nossa casa bemmmmm devagarinho. 
Dona Santa coordenava um clube de mães em Teófilo Otoni, via o artesanato dela quando ela doava peças para a igreja da nossa comunidade, para pagar promessa.( os filhos dela deram muito trabalho. rsrsrs). Não tive a oportunidade de aprender nenhum artesanato com ela. Mas acredito que ele passe pelo DNA porque quando levei a serio essa profissão( sim artesã é a minha profissão). Vinha para mim algumas habilidades que eu desconhecia, era como no recomeço com o crochê parecia que eu já bordava, pintava, criava desde criança. 

Qualquer pessoa pode fazer trabalhos manuais algumas aprende muito rápido outras precisará de mais tempo, Para mim a diferença de quem faz trabalhos manuais de quem é artesão, está na criação. Quando você é  um trabalhador manual o seu produto, obra, arte... nasce sempre com a ajuda de um molde criado por outra pessoa. 
Quando se é um artesão o seu produto, obra, arte... pode até começar com um molde de outra pessoa mas logo você inclui coisas diferentes nele, coloca a sua marca. É incrível, mas quando o próprio artesão é quem vende o seu produto uma das coisas mais comum de se ouvir é como o artesanato parece com ele.
Você percebe que se tornou um artesão quando você realmente começa a criar, seu artesanato é algo que emociona a você e as pessoas que conecta com a sua arte.
 Nesta história não há bom ou ruim, ser trabalhador manual é maravilhoso e ser artesão também é. 

Hoje eu agradeço a  minha vó Santa pela inspiração. 
 Agradeço as companheiras do Imani Anna pela doação e 
 Agradeço a cada cliente que me proporciona fazer algo que da significado na minha vida, pois se não fosse vocês não teríamos condições de continuar. 

Gratidão, Gratidão, Gratidão

Ana Paula Soares Medina


  

Comentários