exposição no Campus Ondina durante o Forum Social Mundial em Salvador/BH 2018 |
Primeiro é bom lembrar que participamos do FSM 2009 em Belém do Pará e foi muito encantador, tínhamos apenas 2 anos de grupo e encontrar tanta gente, de tantos lugares diferentes fazendo coisas maravilhosas, construindo um outro mundo melhor foi combustível puro para o nosso caminhar. Quando soubemos que o FSM voltaria para o Brasil em 2018 nosso coração se encheu de alegria, e fomos buscar meios de fazer parte desse momento.
Tivemos vários desafios pelo caminho, mas com esperança, determinação e muita coragem enfrentamos todos.
Cinco dias antes do inicio do FSM não tínhamos transporte, hospedagem e nem tínhamos sido selecionados para a feira de Ecosol. e como por um milagre ou vários milagres as coisas foram acontecendo. Ganhamos carona no ônibus da Caritas MG, o pessoal do grupo Mulheres da Vila conseguiu alojamento numa escola ( e quando chegamos lá nem acreditamos que a escola era a um quarteirão da UFBA) e a exposição era a menor preocupação pois o fórum é aberto então poderíamos expor em qualquer lugar da UFBA.
Mas porque ir ao Fórum se não tínhamos condições financeiras favoráveis ?
Porque é uma das maiores experiências de trocas, entregas e ideias que conheço.
Começou quando fomos recepcionados no ônibus da Caritas, depois ao chegar em João Molevade ganhamos da Caritas de lá um almoço delicioso e bem mineiro, e o que falar da recepção em Teofilo Otoni, com musica, bilhetinho e um delicioso jantarzinho ( aquela farofa de abacaxi estava divina).
O Carinho dos funcionários do CEEBA de Ondina na Bahia, que nos cedeu o auditório e o banheiro para recarregar as nossas forças durante o FSM.
Presenciei momentos de individualidade, ganancia e as vezes até maldades de companheiros nossos daqui de Minas, mais isso foi muito importante porque me fez repensar as minhas atitudes e como eu reagia a aquilo tudo e como contribuir para transformar a ecosol da região metropolitana de BH.
Como sempre foi lindo ver o rosto de satisfação de cada cliente nosso e tivemos o privilegio de ver uma criancinha ganhando uma Imani, o sorriso dela e como ela abraçava aquela boneca me fez ter a certeza que tudo valeu a pena e que continua valendo.
Gratidão a todos que contribuiram para essa experiencia maravilhosa.
Gratidão a mãe natureza que se mostrava tão linda como ela sempre é durante todo o trajeto na viagem.
Gratidão a vocês que nos dá a oportunidade de mostrar nossos dons tão livres.
Comentários