Feira de Ecosol em Santa Maria/ RS 2017

A Feira de Ecosol em Santa Maria no Rio Grande do Sul tem uma importância bem especial na nossa vida. Quando começamos tínhamos a certeza que só no coletivo conseguiríamos dar sustentabilidade no nosso artesanato, éramos cinco artesãs bem talentosas e com habilidades que se completavam porem com produtos bem diversos.
  Em 2007 tivemos a oportunidade de enviar a nossa arte para a Feira de Ecosol em Santa Maria. Tivemos um retorno muito bom e a Sandrinha do grupo Mulheres da Vila que ficou responsável por levar, tomar conta e vende os nossos produtos, ( a quem somos eternamente gratas),voltou dizendo que o nosso diferencial era os produtos ligados a cultura afro, que esses venderam rápido. Isso foi um divisor de aguas tanto na vida do grupo quanto nas nossas vidas. Bem essa é uma longaaaaa história. que contamos em outro post.
  Muita coisa mudou, varias meninas passaram pelo grupo, muitos produtos criados e somos gratas a todas por isso.
  Depois de 2007 não enviamos mais produtos para Santa Maria, e isso precisava mudar não é?
Então decidimos enfrentar o frio em 2017 e agradecer pessoalmente a Feira de Santa Maria pela dica. rsrsrs.

Pensei em partilhar com vocês o que não achamos de informação para a nossa ida então vamos lá.

* A feira acontece sempre em Julho por isso o medo que tinha do frio.rsrsrsrs

*Nem sempre o frio do Sul é maior do que o do sudeste, neste ano (2017) Belo Horizonte estava mais frio que Santa Maria. isso é raro mas acontece, eu achei ótimo. kkkkkkkkkkk

*A Ecosol em Santa Maria tem um apoio grande da igreja católica, isso é muito importante não porque é a igreja mas é bom pra gente ver como uma entidade pode ajudar na pratica a mudar a realidade de um local.

* A Feira é enorme são três galpões grande com expositores, um corredor ao lado dos galpões, tendas, etc. não tenho o dado de quantos expositores mas posso dizer que é são MUITOS.

* Tem um galpão só com produtos da terra, vinhos, queijos, quitutes, etc. e ainda não é a praça de alimentação, os outros galpões são misturados os produtos pois são dos outros estados.

* Na praça de alimentação tem musica ao vivo e varias barraquinhas com comidas, tinha duas com alimentos veganos e vegetarianos e as outras variava em pasteis, macarrão, acarajé, hambúrguer , etc.

*Tinha 3 tendas enormes aonde acontecem as formações e uma escola ao lado que também tem as oficinas. a dica aqui é que se possível irem duas pessoas por grupo porque é difícil participar da formação e expor ao mesmo tempo. mas consegui combinar com uma colega e dividimos a nossa participação numa oficina que por sinal foi muitooooo linda.

* Para quem pretende ir expor lá, o espaço não é muito grande dá menos que dois metros pra cada mas que sabendo expor da pra mostrar o trabalho.
feira Feicoop / feira ecosol em Santa Maria / RS 2017






Frente do galpão em que estávamos expondo 










stands na feira ecosol em Santa Maria/ RS 2017






Visão que tínhamos de onde estávamos expondo e olhávamos para o inicio do galpão
nosso stand na feira ecosol em Santa Maria / RS 2017











A nossa exposição, como a caravana de Minas Gerais ficou nas laterais, tínhamos a oportunidade de usar as paredes que em alguns pontos tem duas tábuas formando prateleiras. 









                      


                      Os nossos vizinhos de frente










O que posso dizer mais?
Gratidão  há Sedese( governo de MG) que nos liberou o ônibus, Gratidão a Irany Claudia,  Gratidão há Srte que liberou a Norma e a Fabíola para ajudar na organização da caravana, ao Conselho de MG de Ecosol, ao Fórum Mineiro na pessoa da Neuza e Irani que também ajudou na organização, a Ong Moradia e a Caritas MG que ajudou com a alimentação na estrada. Há toda equipe (que é enorme) que nos recebeu com tanto carinho em Santa Maria. 
  Trago como aprendizado, de como uma coisa simples pode ter um efeito tão grande, e como é lindo ver a força de um mutirão.

 " muitas pessoas pequenas, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da terra"
    proverbio africano

Comentários