Coleção Flores do Norte do Quênia

Sabe aquele dia que você fica sentado no sofá em frente a TV, com o controle remoto na mão só apertando o botão pra mudar de canal?  
 Pois é, foi num dia desses que ao mudar de canal vi uma cena que me fez largar o controle e ficar assistindo. Eram mulheres negras com a cabeça raspada, com largos sorrisos, com roupas muito colorida e fazendo colares de miçanga. Estava assistindo o programa Entre Fronteiras apresentado e dirigido pelo jornalista Luís Nachbin produzido pela produtora Matrioska filmes que passa no Canal Futura. O Tema do dia era a Vila Umoja, fiquei tão encantada que corri para o computador assim que o programa terminou para ver se encontrava mais informações sobre aquelas mulheres e aquela Vila. Achei algumas matérias que divergiam em alguns pontos mas que concordavam em muitos outros e a medida que eu ia lendo cada vez mais me dava vontade de ir ao Quênia conhece-las e fazer muitaassss perguntas. (rsrsrsrsrs).
    Posso dizer que apesar de não conhece-las pessoalmente já sou fã delas, e querendo muito espalhar a história delas de alguma forma propus para as integrantes do grupo Imani Anna do qual faço parte pensar num marcador de pagina que de alguma forma retrata -se as mulheres da Vila Umoja dessa forma surgiu a Coleção Flores do Norte do Quênia.
Flores: porque flores são coloridas e alegram qualquer ambiente e é como as vejo.
Norte do Quênia: porque é aonde vocês encontrarão a Vila Umoja

                       Com vocês a Coleção Flores do Norte do Quênia! 


                                      Resultado de imagem para vila umoja
                
                      

Era uma vez...
Uma guerreira Samburu chamada Rebecca Lolosoli
Nas tradições do povo Samburu só o homem é que é guerreiro, mas o que dizer das mulheres Samburu?
 são elas que constroem as casas, ordenham as vacas, catam lenha, buscam água, cuidam dos filhos e da casa, produzem artesanato que são verdadeiras joias,  pois é... são guerreiras.
Então nossa história começa assim:
Numa tribo Samburu no Norte do Quênia vivia uma mulher guerreira chamada Rebecca Lolosoli. Rebecca seguia as tradições de sua tribo apesar de achar que elas eram muito severas com as mulheres.
 Mas em 1990 Rebecca disse uma basta  e junto com outras mulheres Samburu que também eram vitimas do patriarcado e das injustiças decidiram formar uma Vila,  enfrentando o solo semiárido, a pouca agua, as hienas das florestas do Quênia, a desconfiança e o preconceito.

Você pode encontrar a Vila Umoja  perto da Reserva Nacional Samburu. Ao chegar lá você se encantará com mulheres com sorrisos largos, roupas coloridas com muitos colares de miçanga no pescoço, cabeça raspada sentadas em tapetes de bambu, produzindo seu lindo artesanato, construindo abrigo, ordenhando as vacas, catando lenha, buscando agua, cuidando das crianças. Também verá essas mulheres reunidas embaixo da “arvore do discurso” partilhando as histórias de violência que sofreram dos soldados Britânicos que estiveram sediados no Quênia, dos casamentos forçados, da violência domestica. Verá também elas tomando decisões para  o bem viver , falando da liberdade conquistada, dos sonhos, da dignidade, do direito a voz e de viver em paz tendo a oportunidade de criarem uma nova geração aonde a mulher é respeitada por todos.     
                                                                                         Ana Paula Soares Medina




 Marcador de pagina inspirado nas mulheres Samburu da Vila Umoja.

As roupas são pintadas a mão, o rosto é bordado,
elas traz no pescoço e na cabeça colar e tiara de miçangas






 Essas marcadoras traz pintadas no vestido, a imagem de uma mulher Samburu com o seu filho no colo produzindo seus colares que é fonte de renda para a Vila Umoja
Frente

parte detrás

parte detrás



Atrás temos representado a Vila Umoja
















Trabalho realizado pelo grupo Imani Anna : Ana das Dores / Ana Emanuela / Ana Maria e Ana Paula

Referencias: busca no Google por Vila Umoja e ou Rebecca Lolosoli

                     * site do programa Entre Fronteiras  
                     * site Não me Kahlo
                      * cnncba.blogspot.com.br/

Comentários